Harry Bertoia

Harry Bertoia (1915 - 1978) nasceu em Udine - Itália, mas emigrou com a família para os EUA em 1930. Formou-se na Cass Technical Hight School de Detroit em 1936, e de 37 a 39 foi bolsista na Cranbrook Academy of Arts, onde lecionou até 1943. Em Cranbrook, Bertoia rápidamente fez amigos - sendo seus colegas de trabalho Eero Saarien e Charles Eames, com quem viria a trabalhar nos anos seguintes.

Bertoia foi um artista que ficou conhecido por estudar profundamente a maleabilidade do metal trabalhando-o em telas e tramas e a ergonomia. Através de seus estudos, já nos Estados Unidos, criou a linha de cadeiras fabricada inicialmente (anos de 1950) pela Knoll Internacional (empresa americana dos arquitetos Hans e Florence Knoll). Foi Florence quem levou uma cesta plástica de secar pratos ao ateliê de Bertoia para que ele se inspirasse.

E assim o designer criou uma das linhas mais famosas de mobiliário que pela sua funcionalidade, simplicidade e ergonomia é uma das mais vendidas e procuradas no mercado atualmente. A cadeira Bertoia se adapta incrivelmente a todos os ambientes: do retrô cheio de detalhes ao super clean-high-tech.

Fabricante de móveis criados pelos mais renomados designers