Verner Panton

Verner Panton (1926 - 1998) graduado em Arquitetura na Academy of Art de Copenhague, revolucionou o design da era pré-tecnológica.As formas geométricas fluidas e sinuosas,cores e estilo de suas cadeiras inovaram o mercado de maneira ainda insuperada.Panton foi um mestre do design de mobiliário e interiores e trabalhou de forma autônoma por inúmeros países europeus.Suas peças são atemporais que ao observá-los poderíamos dizer que foram projetadas por designers do século 21, como Phillipe Starck ou Karim Hashid.

Verner Panton iniciou, sob influência do design de mobiliário italiano e norte-americano e do fundamentos do Pop Art, uma revolução pop no design de mobiliário a partir dos anos 50. Seus trabalhos com plástico, poliuretano, espuma (entre outros materiais) dão um tom lúdico às peças, quebrando-lhes a rigidez, os ângulos retos…o discreto.

Para ele, era inconcebível sentar num sofá bege e quadrado. Sua cadeira “Cone” (1958) desafia a lei da gravidade (cujo apoio é centrado no ponto mais estreito da base).

Fabricante de móveis criados pelos mais renomados designers